Apresentação do Curso

O Curso de Graduação em Engeharia Ambiental procura integrar bases ecológicas, sociais, econômicas e tecnológicas, buscando um desenvolvimento equilibrado e sustentável. O curso oferece formação nos campos da Matemática, Física e Química e conhecimentos específicos da Engenharia Ambiental como, Biologia, Geociência, Processos Industriais e Ecologia. A engenharia ambiental é um ramo da engenharia voltado para o desenvolvimento econômico sustentável, que estuda os limites de exploração dos recursos naturais e busca novos meios e tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados por atividades humanas. Um profissional da Engenheiro Ambiental atua, predominantemente, na preservação dos recursos naturais e, para isso, precisa planejar, coordenar e administrar redes de distribuição e tratamento de água, tratamento de esgoto, supervisionar coleta e descarte de lixo. Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente.

 

O curso de engenharia ambiental tem se destacado dentre as dezenas de opções do país, ficando, reiteradamente, bem ranqueado nos mais diversos sistemas avaliativos existentes no Brasil. Em agosto de 2017, a qualidade do curso foi corroborada pelo Guia do Estudante, que classificou o curso, novamente, como "Excelente", ganhando a número máximo de 5 estrelas.

 

eng ambiental 5 estrelas

 

O video abaixo, produzido pela TV UFOP, destaca as principais características do curso de Engenharia Ambiental da UFOP. Assista e entenda por qual razão esse curso se tornou um caso de sucesso!

 

A Comissão Permanente de Acolhimento aos Calouros - CPAC, com o apoio dos docentes do curso, Centro Acadêmico, Empresa Júnior e PET Ambiental, elaborou um Manual de Orientação aos calouros de Engenharia Ambiental, no qual constam informações importantes do curso, como também da UFOP. Se você é calouro ou mesmo um aluno mais avançado no curso, vale a pena conhecer a cartilha, que está disponível para download na imagem abaixo.

 

capa Manual

O curso de Engenharia Ambiental da UFOP teve início em 2000, conforme Resolução CEPE 1736/2000. O curso foi reconhecido pelo MEC em 2004, quando então foi considerado o segundo curso de engenharia ambiental de Minas Gerais. O reconheicmento do curso foi renovado nos anos de 2012 e 2015. Em 2017-1, as informações de cadastro do curso no MEC eram as seguintes:

 

Código) Grau:  (41624) Bacharelado em ENGENHARIA AMBIENTAL
Modalidade:  Educação Presencial
Data de início do funcionamento do curso:  14/08/2000 Periodicidade (Integralização) Semestral (10.0)
Carga horária mínima:  3835 horas Vagas Anuais Autorizadas:  36
Coordenador:  ALBERTO DE FREITAS CASTRO FONSECA

 

O curso, conforme estabelecido no seu Projeto Pedagógico, visa formar um profissional com visão holística, capaz de entender as questões técnicas e socioambientais de projetos de engenharia e da ocupação e uso dos recursos ambientais. Essa formação é permitida pela estrutura curricular multidisciplinar que é organizada, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia do Conselho Nacional de Educação-2001.

 

O ingresso no Curso de Graduação em Engeharia Ambiental da UFOP se dá através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o qual utiliza os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a classificação dos candidatos. Para maiores inforamações sobre o processo seleitvo consulte o site da Pro-reitoria de Graduação (PROGRAD).

 

O engenheiro ambiental, e particularmente o formado na UFOP, possui um campo profissional amplo podendo atuar nas áreas de Gestão e Planejamento Ambiental Público e Privado, Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental de Obras e Empreendimentos, Gestão e Controle Ambiental de Resíduos Domésticos e Industriais, Controle Ambiental da Poluição do Ar e da Água, Monitoramento Geoténico-hídrico-ambiental, Avaliação e Recuperação/Remediação de Áreas Degradadas e Contaminadas, Auditorias e Perícias Ambientais, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, etc. A cidade de Ouro Preto, MG, onde o curso é oferecido tem peculiaridades regionais e geográficas que complementam a formação acadêmcia dos alunos. Por exemplo, os sistemas estudantis de moradia, alimentação e socialização favorecem a formação da capacidade adaptativa e de relacionamento dos alunos. As diversas unidades de conservação ambiental (parques, estações ecológicas, florestas, etc.) também dão oportunidade ao aluno de avaliar, na prática, as tensões entre os ambientes construídos e naturais.