Painel Pedagógico

Um Programa Piloto de Transparência dos Indicadores Pedagógicos do Curso de Engenharia Ambiental

 

A atual presidência do CEAMB, visando o aprimoramento pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, está proponto um programa piloto de transparência dos indicadores de desempenho pedagógico relacionados ao curso de engenharia ambiental da UFOP. No início de 2017, foi montada uma base de dados com os resultados das avaliações que os discentes fizeram das disciplinas da grade curricular (2016-2) do curso de engenharia ambiental entre os anos de 2012 e 2016.

 

As notas de avaliação da qualidade das disciplinas, atribuídas pelo corpo discente (alunos), varia de 0 a 4, sendo 4 a nota máxima e 0 a mínima. A base também inclui dados de trancamento e reprovação nas disciplinas. Nos gráficos foram sobrepostos dados de qualificação das disciplinas com dados de trancamento e reprovação, de modo a facilitar a identifcação de boas práticas e/ou oportunidades de melhorias em disciplinas e períodos específicos. A sistema de qualificação dos indicadores seguiu o esquema abaixo.

 

Os gráficos a seguir foram gerados para aumentar a transparência aos dados compilados desta base, e, a partir daí, incentivar iniciativas voltadas para o aprimoramento pedagógico do curso. Salientamos que se trata de um programa piloto ainda em discussão e aprimoramento. Nesse sentido, os dados devem ser interpretados e utilizados com cautela. Em case de dúvidas, favor consultar o CEAMB.

 

NOTAS ATRIBUÍDAS PELOS ALUNOS ÀS DISCIPLINAS, TAXAS DE REPROVAÇÃO E de TRANCAMENTO DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (PERÍODO 2012-2016)

 

 

 

EVOLUÇÃO DAS NOTAS ATRIBUÍDAS PELOS ALUNOS ÀS DISCIPLINAS, TAXAS DE REPROVAÇÃO E de TRANCAMENTO DA GRADE CURRICULAR AO

LONGO DOS 10 SEMESTRES  DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (PERÍODO 2012-2016)

 

 

 

DIFERENÇAS DE NOTAS ATRIBUÍDAS PELOS ALUNOS ÀS DISCIPLINAS, TAXAS DE REPROVAÇÃO E TRANCAMENTO ENTRE OS CÓDIGOS DEPARTAMENTAIS DAS DISCIPLINAS DA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (2012-2016)